Conheça Corin: UFPR lança robô que esclarece dúvidas e apresenta ações de combate aos Coronavírus

A equipe de comunicação da Universidade Federal do Paraná criou um assistente virtual no Facebook Messenger que esclarece as dúvidas sobre o novo Coronavírus (COVID-19) e apresenta, de forma dinâmica e interativa, as principais ações da instituição no combate e prevenção ao vírus. O robô, de nome Corin (uma junção de Corona e informação) tem a finalidade de ser mais um canal para reunir conteúdo de qualidade e informar a comunidade interna a externa sobre a pandemia.

Todas as informações são baseadas em dados oficiais do Ministério da Saúde e de professores e cientistas da UFPR. “A UFPR tem se mostrado, há muitos anos, pioneira em muitos aspectos no uso de T.I. para divulgação científica”, destaca o superintendente de comunicação da UFPR, Carlos Martins da Rocha.  

Ele lembra que todo o conteúdo é balizado pela comunidade científica da instituição. “As redes sociais sempre foram um importante canal de comunicação da UFPR com a sua comunidade e com a sociedade. Agora, com uma assistente virtual, conseguimos reunir o conteúdo que temos produzido com o apoio dos nossos cientistas e gestores“, destaca. 

A programação e gestão do conteúdo foram feitas pela servidora técnica administrativa Priscilla Bomfim Domingues“Além de ajudar a disseminar informações seguras sobre o Coronavírus e mostrar a importância das ações da Universidade, é também uma oportunidade de trazer novas tecnologias e inovação para a comunicação pública“, comenta. 

Como conversar com Corin?

1) Para conversar com o bot, basta ter uma conta no Facebook e acessar o link: http://m.me/covid19.ufpr 

2) A ferramenta abre um chat, como se você fosse trocar uma mensagem com alguém. 

3) Clique em começar. 

4) O robô irá iniciar um diálogo com você, apresentando um menu de opções: o que é Covid-19; Sintomas; Prevenção; Quarentena; Tratamento e Ações da UFPR. 

5) Cada uma dessas opções abre diálogos específicos. Clicando em “sintomas”, por exemplo, a assistente lhe informa sobre os sintomas mais comuns e frequentes. Em “prevenção”, além de lembrar estratégias simples, apresenta um arquivo produzido por acadêmicos e professores de Enfermagem da UFPR. Para cada opção do menu, há um conjunto de conteúdos e informações relevantes sobre a pandemia. 

O processo é bastante simples e intuitivo! Comece agora mesmo e apresente nosso assistente aos seus contatos. 

fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/conheca-corin-ufpr-lanca-robo-que-esclarece-duvidas-e-apresenta-acoes-de-combate-aos-coronavirus/