No noroeste, Depen e UFPR fecham parceria de itens de proteção contra o Covid-19

O Departamento Penitenciário de Maringá recebeu 250 litros de álcool em gel a 70ºINPM glicerinado, produzido no Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul. O item é um dos produtos de higiene e limpeza apontados como eficientes no combate ao coronavírus (Covid-19). No mesmo encontro, que ocorreu nas dependências da universidade, na segunda-feira (20/04), o Depen doou 300 máscaras descartáveis produzidas no sistema penitenciário.

De acordo com o coordenador regional do Depen de Maringá, Luciano Brito, a união de forças é o que faz a diferença nesse momento. “Somos gratos em nome de nossos servidores e agentes penitenciários, pelo apoio que a UFPR tem dado a nós. A preservação da saúde e da vida de nossa comunidade é um trabalho de extrema relevância e digno de louvor”, destacou.

Em contrapartida, a regional também fez sua doação. “Estamos entregando máscaras produzidas em nossas unidades para uso dos servidores e acadêmicos da UFPR. Entendemos que essa sinergia de todos os paranaenses tem feito a diferença no combate à esta pandemia e vamos superar juntos este momento”, afirmou Brito.

As máscaras foram confeccionadas por detentos dos setores de costura da Penitenciaria Estadual de Maringá (PEM) e da Penitenciaria Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO) e seguem rigorosamente as normativas técnicas nacionais, tendo sido costuradas em camada tripla (duas de Tecido-Não-Tecido – TNT – e outra, filtrante, de Spunbonded+Meltblown+Spunbonded – SMS.

Já o álcool em gel foi produzido no Campus de Jandaia do Sul da UFPR no projeto de extensão “Álcool 70 do Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul”, que é coordenado pelo professor Doutor Simão Nicolau Stelmastchuk e que também conta com a participação dos acadêmicos: Eduardo César Meurer,  Valquíria Moraes da Silva, Maycon Diego Ribeiro, Camila Burilan Poliseli, Endrigo Moreira de Souza, Mônica Batoqui e Patrícia Guimarães.

O projeto ainda conta com o apoio do Rotary Clube de Jandaia do Sul, por meio de voluntários e apoiadores da instituição: Rodrigo Dias Batista, Eduardo César Meurer, Jacqueline Feltrin Salatia e Ângelo Jamiel.

Para a Presidente do Conselho da Comunidade, professora Helena Maria Ramos dos Santos, que intermediou tal parceria, a união é fundamental neste momento. “O Conselho vem atuando e contribuindo de forma incansável na prevenção desta pandemia. Nossa relação com o Sistema Prisional de Maringá é de muita proximidade, onde discutimos caminhos para resolutividade dos inúmeros problemas que surgem diariamente. É este o nosso papel, é a comunidade próxima ao cárcere”, afirmou.

fonte: http://www.depen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=593&tit=No-noroeste-Depen-e-UFPR-fecham-parceria-de-itens-de-protecao-contra-o-Covid-19