↑ Voltar para Projetos de extensão

Revitalizando espaços e práticas do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas

 

cabecalho_projeto

NOSSO OBJETIVO

Preparar atividades investigativas para o ensino de ciências e matemática, adequadas às necessidades do contexto escolar e às demandas de trabalho docente na rede pública de ensino.

 

NOSSA EQUIPE

Coordenador:

Prof. Dr. William Junior do Nascimento (Física) – http://lattes.cnpq.br/7828555676207514

Vice-coordenador:

Profa. Dra. Bárbara Cândido Braz (Matemática) – http://lattes.cnpq.br/9744720063478294

Orientadores/as:

Prof. Me. Marcelo Valério –  http://lattes.cnpq.br/9105695743722158

Téc. Lab. Ivono Alves dos Santos

 

ESTUDANTES

Licenciando Guilherme Henrique Correia Domingues – Bolsa Extensão/PROEC – http://lattes.cnpq.br/6292579621369427

Licenciando Lucas Muller Ribeiro Viana – Bolsista Projeto Licenciar – http://lattes.cnpq.br/2021202252545019

Licencianda Daiara Calvo Blasques -Bolsista Projeto Licenciar – http://lattes.cnpq.br/4587665121626458

Licencianda Camila Maria Barbosa – Bolsista Projeto Licenciar – http://lattes.cnpq.br/5278631371508327

Licencianda Lilian Charleaux Mendes – Voluntário http://lattes.cnpq.br/9699577412581515

 

Science-Explosion

 

AS AÇÕES EM ANDAMENTO

  • Clubes e Laboratórios escolares de Ciências: apoio e execução de atividades.
  • Ciências no intervalo: intervenções de educação e popularização das ciências e da matemática no período e espaço de intervalo das aulas.
  • Atividades investigativas no ensino de ciências e matemática: trabalho em parceria com professores da rede – planejamento, desenvolvimento e execução de práticas para os conteúdos curriculares.
  • Grupo de Estudos sobre Educação em Ciências e Matemática – coletivo de reflexão sobre temas pertinentes (participação aberta)
  • Vale da Ciência: evento de educação e popularização da ciência e tecnologia realizado durante a Semana Nacional de C&T (em Outubro) – apoio às ações da comissão organizadora do evento.

 

ESCOLAS PARCEIRAS (ONDE SÃO DESENVOLVIDAS AS ATIVIDADES)

  • CEEFMP Jandaia do Sul (Ensino Médio) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFMP Rui Barbosa (Ensino Médio) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFMP Unidade Polo (Ensino Médio) / Jandaia do Sul-PR
  • EMEIEF Olavo Bilac (1º ao 5º ao) / Jandaia do Sul-PR
  • EEEF Carlos de Campos (6º ao 9º ano) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFEM Vera Cruz (6º ao 9º – Ensino Médio) / Mandaguari-PR

 

NOSSOS MATERIAIS

Temos kits didáticos, jogos e equipamentos nas áreas de Química, Física e Matemática que podem ser deslocados até as escolas e mesmo emprestados para professores/as parceiros/as.

Conheça os kits didáticos!

 

PRODUTOS E PUBLICAÇÕES

PINTO, E. Z.; PEREIRA, L. A.; PLATH, T. M.; VALÉRIO, M.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; COLPINI, L. M. S.; HIGA, I. Revitalizando espaços e práticas no ensino de ciências e matemática nas escolas públicas. Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. Encontro de Atividades Formativas. 2014. (apresentação de trabalho).

PLATH, T. M.; PINTO, E. Z.; FALQUETO, L. C. C.; RABASSI, J. R.; SOUZA, M. R.; COLPINI, L. M. S.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; VALÉRIO, M. A primeira vez a gente nunca esquece: memórias de iniciação docente em ciências da natureza. In: Evento de Educação em Química, 2015, Araraquara. XIII EVEQ – Interação escola-universidade: desafios para a construção conjunta de espaços formativos, 2015.

GRANZIOLI, F. A. O.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Extensão universitária e formação inicial docente: a primeira experiência do campus avançado em Jandaia do Sul/PR, da UFPR. 2015. 14º Encontro de Extensão e Cultura & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PLATH, T. M.; COLPINI, L. M. S.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Como me tornei professora de Química? Formação inicial docente e o papel da experiência escolar. 2015. 14º Encontro de Atividades Formativas & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PINTO, E. Z.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Ensinando Física na escola pública: experiências iniciais de uma professora em formação. 2015. 14º Encontro de Atividades Formativas & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

 

GONCALVES, R. P. S.; TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; SHIRABAYASHI, J. V.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M. Ciência no intervalo: experiências escolares extraclasse de popularização do saber científico. In: Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; FARINAZZO, A. C. C.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; VALÉRIO, M. Dividindo afazeres, multiplicando saberes: relato de interação entre uma professora experiente e duas iniciantes no ensino de Química. In: Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; BOVO, M. V.; MARONEZZI, P. A. ; DOMINGUES, G. H. C.; BRAZ, B. C.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M. Aproximando Teoria e Prática: um grupo de estudos como experiência de formação inicial e continuada. In: Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; VALÉRIO, M.; SHIRABAYASHI, J. V.; BRAZ, B. C. Intervalo também é tempo de matemática. In: XXII Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. Curitiba. 2016.

BOVO, M. V.; BRAZ, B. C.; SHIRABAYASHI, J. V.; VALÉRIO, M. Reflexões sobre a docência: um grupo de estudos como proposta de formação inicial e continuada de professores. In: 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8ª SIEPE. Curitiba, 2016.

TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; GONCALVES, R. P. S.; VALÉRIO, M. Experimentando o intervalo como momento pedagógico para as ciências e a matemática. In: 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8ª SIEPE. Curitiba, 2016.

 

CONTATO

projetolicenciarexatas@gmail.com

 

cabecalho_projeto

 

APOIO