Voltar para Projetos de extensão

ExataMente: Ações educativas e formação de professores em Ciências Exatas

NOSSO OBJETIVO

O projeto atual rememora ao projeto original “Revitalizando Espaços e Práticas do Ensino de Ciências e Matemática nas Escolas Públicas“. Neste sentido, nossa iniciativa promove e subsidia diálogos formativos e parcerias de trabalho didático entre os professores e as professoras da rede pública de ensino e os estudantes de licenciatura em Ciências Exatas do Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul. A estruturação desse coletivo pedagógico objetiva estudar, planejar, criar e desenvolver atividades educativas em Física, Química e Matemática, que possam contribuir com o interesse, a motivação e o desempenho escolar dos alunos e alunas nessas áreas. Práticas em sala de aula, atividades de popularização científica e grupos de estudos pedagógicos estão entre as ações propostas. Essas iniciativas se justificam por manifestações próprias da educação básica de ensino, no sentido de compartilhar e atualizar práticas, e ainda contribui para combater a conhecida carência de profissionais habilitados nessas áreas do conhecimento. Do prisma da licenciatura, a parceria e as ações desenvolvidas nos ambientes escolares oferecem aos futuros professores uma oportunidade de consolidação e incremento dos saberes pertinentes à docência.

 

NOSSA EQUIPE

Coordenador:

Prof. Dr. William Junior do Nascimento (Física) – http://lattes.cnpq.br/7828555676207514

Vice-coordenador:

Profa. Dra. Ana Claudia Nogueira Mulati http://lattes.cnpq.br/1257932606332441

Orientadores/as:

Profa. Dra. Valquíria de Moraes Silva – http://lattes.cnpq.br/5853558809715988

Prof. Dr. Douglas Soares de Oliveira – http://lattes.cnpq.br/9417950264525605

Prof. Me. Marcelo Valério –  http://lattes.cnpq.br/9105695743722158

Eduardo Cesar Meurer – http://lattes.cnpq.br/4135904892954096

Estudantes (Licenciandos/as)

Lucas Muller Ribeiro Viana http://lattes.cnpq.br/2021202252545019

Daiara Calvo Blasqueshttp://lattes.cnpq.br/4587665121626458

Isadora Semensato Razaboni – http://lattes.cnpq.br/9482016948455928

Leandro Matheus da Silva Lopes – http://lattes.cnpq.br/9913714347197986

Ana Paula Pereira de Oliveira Mozer – http://lattes.cnpq.br/2157303035554847

Jéssica Detoni Meloqueiro – http://lattes.cnpq.br/2308574037290442

Maurício Ferreira de Carvalho Jr. – http://lattes.cnpq.br/6334065460774577

Egressos (Licenciandos/a)

Guilherme Henrique Correia Domingues – http://lattes.cnpq.br/6292579621369427

Ana Rubia Benteo Dias Campos – http://lattes.cnpq.br/9033919733162729

Camila Bonini Araújo Cassoli

Matheus Henrique Ferreira – http://lattes.cnpq.br/7359495330765682

Larissa Soares Pina – http://lattes.cnpq.br/1485691535152285

Camila Maria Barbosa

Lilian Charleaux Mendes – http://lattes.cnpq.br/9699577412581515

Fernando Henrique do Nascimento – http://lattes.cnpq.br/6413623713822251

Rhedroan Patrick da Silva Goncalves

Marcio Vinicius Bovo

Patricia Aparecida Maronezzi

Tatiane Gilio Torres

Talita Mecchi Plath

Filipe Augusto de Oliveira Granzioli

Amanda Carla Martinelli de Souza

Lana Cindy Costa Falqueto

Ester Zitei Pinto

Lucas Pereira Arruda

Profa. Dra. Barbara Candido Braz

Tec. Lab. Ivono Alves dos Santos

Profa. Dra. Leda Maria Saragiotto Colpini

Profa. Dra. Juliana Verga Shirabayashi

Profa. Dra. Ivanilda Higa

Prof. Maicon Rogerio de Souza

Tec. Lab. Marcelo Eduardo Russo

Science-Explosion

AS AÇÕES EM ANDAMENTO

    • Clubes e Laboratórios escolares de Ciências: apoio e execução de atividades.
    • Ciências no intervalo: intervenções de educação e popularização das ciências e da matemática no período e espaço de intervalo das aulas.
    • Atividades investigativas no ensino de ciências e matemática: trabalho em parceria com professores da rede – planejamento, desenvolvimento e execução de práticas para os conteúdos curriculares.
    • Grupo de Estudos sobre Educação em Ciências e Matemática – coletivo de reflexão sobre temas pertinentes (participação aberta)
  • Vale da Ciência: evento de educação e popularização da ciência e tecnologia realizado durante a Semana Nacional de C&T (em Outubro) – apoio às ações da comissão organizadora do evento.

 

ESCOLAS PARCEIRAS (ONDE SÃO DESENVOLVIDAS AS ATIVIDADES)

  • CEEFMP Jandaia do Sul (Ensino Médio) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFMP Rui Barbosa (Ensino Médio) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFMP Unidade Polo (Ensino Médio) / Jandaia do Sul-PR
  • EMEIEF Olavo Bilac (1º ao 5º ao) / Jandaia do Sul-PR
  • EEEF Carlos de Campos (6º ao 9º ano) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFEM Vera Cruz (6º ao 9º – Ensino Médio) / Mandaguari-PR

NOSSOS MATERIAIS

Temos kits didáticos, jogos e equipamentos nas áreas de Química, Física e Matemática que podem ser deslocados até as escolas e mesmo emprestados para professores/as parceiros/as.

Conheça os kits didáticos!

ATIVIDADES

I CIÊNCIA NO INTERVALO 2018: PROPRIEDADES DA ÁGUA

PRODUTOS E PUBLICAÇÕES

BLASQUES, D. C., VIANA, L. M. R., MENDES, L. C., MULATI, A. C. N., SILVA, V. M., NASCIMENTO, W. J., “Ciência no intervalo: a água como tema para divulgação e popularização da ciência“. XVI EVEC, Araraquara – SP, 2018.
BLASQUES, D. C., RAZABONI, I. S., VIANA, L. M. R., SILVA, V. M., “Exatamente – Ações educativas e formação de professores em Ciências Exatas“. 10° SIEPE, 17° ENEC, Jandaia do Sul, 2018. ISBN 978-85-7335-316-73.

DOMINGUES, G. H. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALERIO, M. . Uma experiência com o uso de tecnologias digitais para o ensino de física. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação, 2018, Palotina.

VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; MENDES, L. C.; DOMINGUES, G. H. C.; VALÉRIO, M..Ciência no intervalo: popularizando conhecimentos astronômicos no “espaço-tempo” entre as aulas. II Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação – II SLEC, Palotina, 2018.

DOMINGUES, G. H. C.; Campos,  A. R. B. D.. A ciência do Stop Motion: participação extensionista em um projeto interdisciplinar na escola. VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017

CASSOLI, C. B. A.; PINA, L. S.; HENRIQUE, M. F.. O ensino de razão e proporção na ampliação do quebra-cabeça VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017

VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; RABASSI, J. R.. Iniciação à Docência em Química: uma experiência com os três momentos pedagógicos. VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017

DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; MENDES, L. C. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALERIO, M. . Revitalizando espaços e práticas do ensino de ciências nas escolas públicas: conquistas e reveses nas relações universidade-escola.. In: 16º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC) – 9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Jandaia do Sul.

DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; BLASQUES, D. C. ; BARBOSA, C. M. ; VALERIO, M. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. . O Programa Licenciar pelos olhos dos estudantes: percepções sobre as primeiras experiências como professores/as.. In: Encontro de Atividades Formativas (ENAF) – 9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE),, 2017, Jandaia do Sul.

DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . Ciência no intervalo: promovendo afeição pela matemática por meio de jogos. In: I Ágora Matemática, 2017, Campo Mourão. Anais do I Ágora Matemática. Campo Mourão: UNESPAR / Campo Mourão, 2017. v. 1

DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; ALBERTON, P. W. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . Saber (e) ser professor de Física: relato de uma experiência de iniciação à docência. In: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, 2017, São Paulo. Anais do EnECI 2017 – Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. São Paulo: USP, 2017.

TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; GONCALVES, R. P. S.; VALÉRIO, M. Experimentando o intervalo como momento pedagógico para as ciências e a matemática. In: 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8ª SIEPE. Curitiba, 2016.

BOVO, M. V.; BRAZ, B. C.; SHIRABAYASHI, J. V.; VALÉRIO, M. Reflexões sobre a docência: um grupo de estudos como proposta de formação inicial e continuada de professores. In: 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8ª SIEPE. Curitiba, 2016.

TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; VALÉRIO, M.; SHIRABAYASHI, J. V.; BRAZ, B. C. Intervalo também é tempo de matemática. In: XXII Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. Curitiba. 2016.

TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; BOVO, M. V.; MARONEZZI, P. A. ; DOMINGUES, G. H. C.; BRAZ, B. C.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M. Aproximando Teoria e Prática: um grupo de estudos como experiência de formação inicial e continuada. In: Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; FARINAZZO, A. C. C.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; VALÉRIO, M. Dividindo afazeres, multiplicando saberes: relato de interação entre uma professora experiente e duas iniciantes no ensino de Química. In: Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

GONCALVES, R. P. S.; TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; SHIRABAYASHI, J. V.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M. Ciência no intervalo: experiências escolares extraclasse de popularização do saber científico. In: Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

PINTO, E. Z.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Ensinando Física na escola pública: experiências iniciais de uma professora em formação. 2015. 14º Encontro de Atividades Formativas & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PLATH, T. M.; COLPINI, L. M. S.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Como me tornei professora de Química? Formação inicial docente e o papel da experiência escolar. 2015. 14º Encontro de Atividades Formativas & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

GRANZIOLI, F. A. O.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Extensão universitária e formação inicial docente: a primeira experiência do campus avançado em Jandaia do Sul/PR, da UFPR. 2015. 14º Encontro de Extensão e Cultura & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PLATH, T. M.; PINTO, E. Z.; FALQUETO, L. C. C.; RABASSI, J. R.; SOUZA, M. R.; COLPINI, L. M. S.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; VALÉRIO, M. A primeira vez a gente nunca esquece: memórias de iniciação docente em ciências da natureza. In: Evento de Educação em Química, 2015, Araraquara. XIII EVEQ – Interação escola-universidade: desafios para a construção conjunta de espaços formativos, 2015.

PINTO, E. Z.; PEREIRA, L. A.; PLATH, T. M.; VALÉRIO, M.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; COLPINI, L. M. S.; HIGA, I. Revitalizando espaços e práticas no ensino de ciências e matemática nas escolas públicas. Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. Encontro de Atividades Formativas. 2014. (apresentação de trabalho).

APOIO

                      

CONTATO

projetolicenciarexatas@gmail.com