ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO ENG. AGRÍCOLA APRESENTAM TRABALHOS NO CONBEA 2019 E VISITAM LABORATÓRIOS DA UNICAMP

Entre os dias 17, 18 e 19 de setembro ocorreu o 48°Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), realizado na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, Campinas-SP. Neste ano, o evento discutiu os “Desafios e perspectivas da Agricultura Digital”. O tema é extremamente atual e significativo para o seguimento que caminha em direção da 4ª revolução da agricultura, na qual cada vez mais está presente o uso de controle e automação agrícola, inteligência artificial, análise de “Big data” e internet das coisas. No congresso, a aplicação de tais tecnologias e inovações foram demonstradas nas tradicionais áreas da Engenharia Agrícola: Irrigação, pós-colheita, máquinas agrícolas, energia na agricultura, construções rurais, geoprocessamento e sensoriamento.

Na ocasião, cinco alunos e dois professores participaram do congresso, com apresentação de onze trabalhos científicos, os quais contaram também com a colaboração de outros discentes e docentes. Em geral, os artigos apresentados pelos alunos da UFPR se conectaram com a temática do evento, como por exemplo: o desenvolvimento de aplicativos para mecanização, a modelagem e simulação de sistemas para aplicação de fertilizante com taxa variável, o mapeamento do uso e ocupação de solo por meio de imagens do sensor Rapideye, e a aplicação de Arduino na calibração de sensores para subirrigação. Além da sessão científica, o congresso contou com palestras de renomados pesquisadores e profissionais do mercado.

Entre os intervalos da programação, os alunos tiveram a oportunidade de visitar diversos laboratórios específicos da área de engenharia agrícola, com o acompanhamento de professores e técnicos da instituição (FEAGRI), o qual apresentaram a estrutura e os projetos que são desenvolvidos em cada área respectivamente. Os laboratórios visitados foram: Laboratórios de Irrigação, Laboratório de Saneamento, Laboratório de Solos, Laboratório de Materiais e Construções, Laboratório de Máquinas Agrícolas e Agricultura de Precisão, Laboratório de instrumentação e controle, Laboratório de protótipos, e o campo experimental. Em outra visita interessante, os alunos da AGRIVALE (Empresa Júnior da Engenharia Agrícola da UFPR) aproveitaram para trocar experiências com os membros da AGROLÓGICA (Empresa Júnior da Engenharia Agrícola da Unicamp).

No último dia da programação, alunos e professores aproveitaram as visitas técnicas e minicursos. Dentre as atividades, o minicurso “Modelagem robótica” trouxe uma visão geral sobre a aplicação de robôs autônomos em ambientes não estruturados, como no meio agrícola (lavouras, pomares, canteiros). No minicurso, uma prática de simulação dos movimentos de um braço robótico de manipulação foi realizada em um ambiente de programação do Matlab/Simulink.

Abaixo, um resumo sobre os participantes e trabalhos apresentados:

Professores: Prof. Dr. Marcelo José da Silva e Prof. Dr. Maycon Diego Ribeiro

Alunos: Lucas de Oliveira Neves, Bruna Camila Lameira, Jenny Garcia, Murilo Ferreira Correia e Marcio Diniz Júnior.

Títulos dos trabalhos:

– NOVAS TECNOLOGIAS: UM PANORAMA DOS APLICATIVOS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO NO BRASIL

– APLICAÇÕES E FATORES LIMITANTES DA INTERNET DAS COISAS NA AGRICULTURA

– MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM CONJUNTO MOTOGERADOR OTTO

– MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMA PARA APLICAÇÃO DE FERTILIZANTE LÍQUIDO

– DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ÁREA DE MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO

– INFLUÊNCIA DA SEGMENTAÇÃO NO MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO COM IMAGENS RAPIDEYE

– CALIBRAÇÃO DE SENSORES DE UMIDADE EM SUBSTRATO DE CASCA DE PINUS UTILIZANDO ARDUINO

– INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO CONSTRUTIVA DOS VASOS NA RETENÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE SUBIRRIGAÇÃO

– ASCENSÃO CAPILAR EM VASOS COM SUBSTRATO DE CASCA DE PINUS EM UM SISTEMA DE SUBIRRIGAÇÃO TIPO MANTA CAPILAR

– DESENVOLVIMENTO DE BANCADAS DE CULTIVO DE PLANTAS PARA DEFINIÇÃO DA NECESSIDADE HÍDRICA VEGETAL

– DINÂMICA DE UMIDADE GRAVIMÉTRICA EM UM SISTEMA DE SUBIRRIGAÇÃO TIPO MANTA CAPILAR