Assista: especialistas da Comissão da UFPR dão respostas sobre o Coronavírus

Você sabe o que é o Coronavírus? Conhece a gravidade da doença? Sabe se já se produziu alguma vacina para prevenir o contágio? Por que devemos lavar as mãos com frequência? Essas são algumas das questões que especialistas da comissão especial da UFPR respondem em vídeos produzidos pela UFPR TV.

A chefe da unidade de Infectologia do Hospital de Clínicas, Sônia Raboni, lembra que a doença foi descrita em janeiro de 2020, quando houve um aumento de casos de pacientes com pneumonia sendo hospitalizados na China. Quanto à gravidade, ela afirma que a grande maioria das pessoas que se infectam manifestam a doença de forma leve – um resfriado, registrado em cerca de 80% dos casos.

Os hábitos de prevenção também são abordados na série de vídeos. A previsão de vacina, por exemplo, é afastada pela professora. “Existem vários estudos, desde 2003, quando houve essa primeira epidemia de SARS Coronavírus. No entanto, como ele é um vírus diferente, não é idêntico, provavelmente a vacina vai ter de ser específica”, informa.

Sendo assim, hábitos como lavar as mãos ganham imensa importância, como afirma a pediatra infectologista, Cristina Rodrigues, diretora do campus de Toledo da UFPR. “As mãos das pessoas acabam se infectando facilmente, assim como os objetos, as superfícies que recebem essas gotas respiratórias contaminadas. Então, o ato de lavar as mãos é uma das principais maneiras de a gente evitar a contaminação”.

Os vídeos ainda abordam assuntos como a curva de contágio, as providências da UFPR diante da pandemia e a resistência do vírus fora do organismo.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/assista-especialistas-da-comissao-da-ufpr-dao-respostas-sobre-o-coronavirus/