Projeto educacional em parceria com a Universidade do Minho (Portugal)

No dia 25 de novembro de 2016 a Profa. Dra. Selma Santos Rosa reuniu-se com a Dra. Clara Coutinho (Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal), para alinhamentos das próximas tarefas do projeto: Online Peer Assessment (Avaliação pelos Pares Online), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. O projeto teve inicio em 2015 e seguirá até 2019. Nesta segunda etapa, estudantes da Licencitura em Computação da UFPR (Jandaia do Sul), integrarão a equipe que terá como tarefa o estudo e o desenvolvimento de tecnologias digitais para “avaliação pelos pares”. Numa perspectiva da “avaliação para a aprendizagem” e de “avaliações alternativas” com a Peer Assessment buscamos, sobretuto, envolver o estudante na avaliação da sua própria aprendizagem e na dos seus pares. Pressupomos que o quê e como os alunos aprendem depende, em grande medida, do modo como pensam que serão avaliados e, por isso, as práticas de avaliação devem dar sinais claros sobre o quê e como devem aprender. Chamamos a atenção para a necessidade de os sistemas educacionais precisarem de ser cada vez mais criativos no que diz respeito às práticas de avaliação adotadas. Ponderamos que, se o propósito da Educação (básica e superior) não é somente promover a aquisição de conhecimentos, de aptidões e de compreensão da disciplina, mas igualmente desenvolver nos alunos a capacidade de acompanhar, avaliar e regular sua própria aprendizagem, então deve haver uma mudança na trinômia regulação-envolvimento-responsabilidade do professor para a do aluno, ao longo do seu percurso formativo com implicações na função docente. Um dos caminhos para que isso se estabeleça é envolver o aluno ativamente nos processos de avaliação da sua própria aprendizagem.

Saiba mais: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042816309909

Tags: , , , , , ,