SiSU 2020: UFPR oferta 1.228 vagas e edital já está disponível

Publicados o Guia do Candidato e edital para 1.228 vagas na UFPR; inscrições de 21 a 26/01.

Atenção: o texto foi alterado às 9h33 de 21/1/2020 devido à prorrogação do prazo de inscrição, informada nesta terça-feira pelo MEC.

Já estão publicados no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR o Guia do Candidato e o edital do processo seletivo via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, a universidade disponibilizou 1.228 vagas por meio do SiSU — número inferior ao anunciado em outubro, devido a um posterior remanejamento de vagas para o Vestibular 2019/2020, cujos resultados foram divulgados nesta semana. A UFPR oferta cerca de 20% das vagas de graduação pelo SiSU.

O guia e o edital podem ser consultados no site do processo seletivo (acesse aqui). No guia está disponível uma tabela com as vagas por curso (são 102 participantes) e campi.

As inscrições no SiSU 2020 começam no dia 21 e terminam no dia 26 no site do sistema do Ministério da Educação (MEC).

A distribuição das vagas obedece à Lei n.º 12.711/12 quanto à reserva de vagas para estudantes que concluíram ensino médio em escola pública e, dentro desse grupo, também para minorias — pessoas com deficiência, negros e indígenas. Membros desses três grupos precisam ser aprovados nas bancas de validação das autodeclarações, em dia, horário e local definido para cada candidato em edital posterior.

Medicina

Uma novidade do SiSU 2020 na UFPR é a estreia das vagas do curso de Medicina no Campus Toledo, que fica na cidade de mesmo nome, no Oeste do Paraná. Serão ofertadas pelo SiSU 12 vagas.

Além das vagas de Toledo, a UFPR disponibiliza via SiSU outras 38 vagas para o curso de Medicina em Curitiba (para o ingresso de 19 por semestre).

Cronograma

De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular (aprovados no número de vagas) será divulgado no dia 28.

Caso o candidato não aprovado queira ficar em uma lista de espera por vagas remanescentes da chamada regular, deve manifestar essa vontade pelo sistema do MEC no período entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Matrículas

Cada instituição que adere ao SiSU estabelece seu período para matrícula dos classificados dentro do prazo definido pelo MEC.

No caso da UFPR, o Registro Acadêmico (primeiro fase de matrícula, com entrega de documentação) está marcado para ocorrer de 3 a 4 de fevereiro, de acordo com o calendário disponível no edital que rege o processo.

Chamadas complementares

Já estão previstas quatro chamadas complementares para o SiSU 2020 na UFPR, conforme a necessidade para preencher vagas remanescentes. As datas prováveis são: 10 de fevereiro; 21 de fevereiro; 9 de março; e 3 de agosto.

A chamada exige a presença do candidato ou de seu procurador oficial no local estabelecido pelo edital da chamada. A garantia de vaga fica condicionada à entrega de toda a documentação necessária.

Acompanhe o processo seletivo via SiSU 2020 no site do NC

Leia mais notícias sobre o SISU 2020 na UFPR neste link