UFPR Jandaia do Sul na região

Nos meses de Abril e Maio deste ano, servidores técnicos, docentes e alunos da UFPR – Campus Avançado Jandaia do Sul participaram de feiras e festas na região com o objetivo de apresentar a toda comunidade o Campus, seus cursos, projeto de pesquisa e extensão bem como atividades que a Universidade desenvolve e oferece para a comunidade.

No dia 23 de abril participamos da primeira etapa do “VI Encontro do Ensino Médio: Perspectiva para um Futuro Profissional”, desenvolvido pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá, com o objetivo de proporcionar aos alunos da Rede Pública Estadual conhecimentos sobre os meios de acesso a Cursos Técnicos e às Universidades. Neste primeiro momento o evento teve como público alunos dos terceiros anos do ensino médio, sendo de uma importância ainda maior nosso contato com esses alunos que estão em momento de decisão quanto à vida acadêmica.

No dia 03 de maio participamos da Mostra de Profissões do Colégio Platão e Colégio Mater Dei, em Apucarana. Juntos, os colégios possuem em torno de 265 alunos matriculados no Ensino Médio. O Campus Avançado Jandaia do Sul – UFPR já possui hoje muitos alunos e servidores vindos de Apucarana, visto que fica somente a aproximadamente 20 km de Jandaia do Sul.

E nos dias 04, 05 e 06 de maio o Campus Avançado Jandaia do do Sul – UFPR participou da festa de aniversário de 82 anos de Mandaguari/PR. Sendo muito próxima a Jandaia do Sul (apenas 11 km), na cidade de Mandaguari residem muitos de nossos alunos e servidores. A cidade nos acolheu muito bem, disponibilizando um ótimo espaço em sua festa de aniversário para que pudéssemos mostrar o que se faz em uma Universidade Pública para toda a comunidade de por meio de atividades dos cursos de graduação e projetos de extensão.

Apresentamos o que é a universidade pública, quais cursos ofertamos, nossa estrutura, formas de entrada no ensino superior e principalmente o que a UFPR em Jandaia do Sul vem trabalhando com a comunidade, inclusive realizando uma aula prática de Robótica Educacional durante a festa, mediada por estudantes do projeto de extensão “Por Dentro do Computador” do curso de Licenciatura em Computação.

Para essa participação contamos com apoio de vários atores da cidade, especialmente das Professoras Vanessa Bighi Garcia e Ana Paula Floresta, da Diretora Simone Medeiros Machado, da Coordenadora da Educação Especial do município, Larissa Botelho, da Secretária de Educação Adenise Batista e do Prefeito Romualdo Batista, em nome da Prefeitura de Mandaguari. Aproveitamos ainda esse momento para parabenizamos a cidade pelos seus 82 anos de existência.

O professor Carlos Roberto Beleti Júnior, vinculado ao curso de Licenciatura em Computação do Campus Avançado Jandaia do Sul – UFPR frisou a importância do envolvimento da comunidade junto à universidade: “Em momentos de cortes financeiros por parte do governo, a universidade precisa mostrar ainda mais os benefícios de seus projetos, ações e atividades junto à comunidade e sua importância para toda sociedade. Mostrar que a UFPR é patrimônio do povo paranaense e está presente também em Jandaia do Sul, todos devem se orgulhar de tê-la aqui na região”.

Nesse contato próximo com a comunidade conseguimos abordar diversos aspectos da nossa universidade:

– 5 cursos de Graduação que ofertamos hoje: Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção;

– As formas de entrada na universidade: Vestibular (data provável das inscrições: 12/08 a 10/09 e aplicação de provas dia 27/10) e pelo SISU, utilizando-se a nota do ENEM;

– Estrutura atual do Campus, frisando principalmente laboratórios e salas de aulas;

– Projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos;

– Bolsas de auxílio disponibilizadas aos alunos que comprovam necessidade;

– Restaurante Universitário a preço acessível aos estudantes;

– Qualificação de nosso corpo docente; dentre outros.

Nossa intenção foi mostrar que estamos de portas abertas a toda população levando ensino gratuito, de qualidade, muito próximo e acessível aos moradores das cidades e da região.