«

»

#USOA em conjunto com o Dep. Saúde de Jandaia realiza teste rápido de HIV

Em consonância com o dia mundial de combate ao HIV/AIDS, no dia 01 de dezembro, a USOA, em parceria com a Secretaria de Saúde de Jandaia do Sul, realizou um evento de promoção de saúde aos alunos e servidores da UFPR. Foram aplicados, gratuitamente, testes-rápidos de detecção do HIV e os resultados informados de maneira sigilosa.

A AIDS é uma doença grave, crônica e sem cura que atinge cerca de 37 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo 1 milhão apenas no Brasil. O vírus do HIV, o causador da AIDS, afeta o sistema imune do indivíduo, enfraquecendo-o e causando-lhe inúmeras infecções chamadas “oportunistas”. O paciente infectado pelo HIV pode passar vários anos sem apresentar quaisquer sintomas, dessa forma, a detecção precoce da infecção é extremamente importante, já que possibilita o rápido encaminhamento para tratamento e acompanhamento médicos.

A USOA agradece grandemente à Secretaria de Saúde do município, em especial às enfermeiras Viviane, Daniele e Cristiane, à coordenadora do PSF Valderes, à psicóloga Juliana Reis, à nutricionista Juliana Simões e à farmacêutica Adriana pela colaboração na realização do evento.

 

Confira as imagens em nosso FACE #USOA