Provar 2020/2021: publicado edital para reintegração de ex-aluno, complementação e aproveitamento de curso superior.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da Universidade Federal do Paraná divulgou nesta quarta-feira (23) os editais para as modalidades de Reintegração de ex-aluno, Complementação de Estudos e Aproveitamento de curso superior pelo Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). Essas modalidades são destinadas ao público externo à UFPR. As inscrições podem ser feitas no período de 28 de junho até as 12h de 02 de julho. A isenção de taxa pode ser solicitada nos dias 28 e 29 de junho.

Reintegração de ex-aluno
A modalidade de Reintegração de ex-aluno é destinada para ex-alunos da UFPR que tiveram o registro cancelado na UFPR e que estejam interessados em reingressar no curso de origem. É preciso ter prazo para integralizar a carga horária do curso, registro acadêmico cancelado há menos de cinco anos letivos ou, se o cancelamento foi há mais de cinco anos, ter integralizado, no mínimo, 50% da carga horária e não ter evadido do curso.

Estão sendo ofertadas 317 vagas, divididas entre os campi de Curitiba (186), Jandaia do Sul (32), Matinhos (44), Palotina (39) e Pontal do Paraná (16). A taxa de inscrição para a modalidade de Reintegração de ex-aluno é de R$ 80,00. Todos os detalhes, requisitos e vagas estão no edital nº 05/2021 – SOCV/COPAP/PROGRAD/UFPR.

Complementação de estudos
Os graduados em qualquer instituição de ensino superior que desejam obter uma nova habilitação no mesmo curso podem tentar a modalidade de Complementação de estudos. O candidato deve ser graduado em instituição de ensino superior nacional ou estrangeira, com diploma de graduação expedido e registrado e pretender ingressar na UFPR em curso que ofereça habilitação distinta do mesmo curso em que colou grau.

Este ano, estão sendo ofertadas 99 vagas, sendo 37 em Curitiba, dez em Jandaia do Sul, sete em Matinhos e 45 em Palotina. Na modalidade Complementação de estudos, a taxa de inscrição é de R$ 160,00. No edital nº 04/2021 – SOCV/COPAP/PROGRAD/UFPR estão todos os requisitos, documentos necessários e critérios de seleção.

Aproveitamento de curso superior
O público-alvo para a modalidade de Aproveitamento de curso superior são os graduados em qualquer instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, que desejam ingressar na UFPR para obter uma nova graduação, diferente daquela na qual colou grau. É preciso ter concluído curso de graduação e possuir diploma expedido e registrado por instituições nacionais ou revalidado no Brasil, no caso de instituição estrangeira.

Ao todo, são 284 vagas, distribuídas entre Curitiba (156), Jandaia do Sul (24), Matinhos (32), Palotina (58) e Pontal do Paraná (14). A taxa de inscrição para a modalidade Aproveitamento de curso superior é de R$ 160,00. Todos os detalhes estão no edital nº 03/2021 – SOCV/COPAP/PROGRAD/UFPR.

Isenção de taxa
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão aceitos nos dias 28 e 29 de junho, através de formulário disponível na página do Provar e apresentação de documentação comprobatória. A isenção poderá ser concedida para candidatos que comprovem não poder arcar com o pagamento da taxa, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada. A lista de pedidos de isenção deferidos será divulgada na página do Provar a partir do dia 1º de julho.

Aproveitamento de vagas
As vagas ociosas da graduação na UFPR são preenchidas através do Provar, no formato atual, desde 2003. Essas vagas são provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus. “Este processo, além de ser de grande importância para a comunidade interna e estabelecer um vínculo de nossa universidade com a comunidade externa, também reflete o compromisso que a UFPR tem em prover meios e dispositivos viáveis de preenchimento de vagas discentes ociosas”, explica o coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Prograd, professor José Carlos Eidam.

O resultado dos aprovados nas modalidades Reintegração de ex-aluno, Complementação de Estudos e Aproveitamento de curso superior será divulgado na página do Provar, no dia 20 de agosto. As datas de matrícula dos aprovados serão divulgadas no mesmo edital. Os aprovados ingressarão no primeiro ou no segundo semestre do ano letivo de 2021, em função da distribuição de vagas.

A modalidade Transferência, destinada a estudantes de graduação de outra instituição de ensino superior interessados em ingressar em curso ofertado pela UFPR, deve ter o edital publicado a partir do dia 1º de julho, na página do Provar. Nessa modalidade, há uma prova objetiva de seleção, prevista para ocorrer no dia 15 de agosto de 2021.

Fonte: Portal UFPR