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SEC – Secretaria Acadêmica dos Cursos

A Secretaria Acadêmica dos Cursos, obedecendo ao calendário acadêmico e às diretrizes estabelecidas pelo NAA – Núcleo de Assuntos Acadêmicos da UFPR, é a unidade responsável pela execução de atividades associadas ao registro e controle acadêmico, bem como por prestar assessoria às Coordenações dos Cursos.

Principais Atribuições:

  • Atendimento ao público externo (comunidade) e interno (alunos e professores), referente a orientações acadêmicas;
  • Registro Acadêmico;
  • Providenciar a entrega e controle de carteira do estudante;
  • Correção e alteração de matrícula;
  • Emissão de documentos acadêmicos;
  • Receber, coordenar e providenciar os requerimentos de discentes;
  • Auxiliar o processo de diplomação, através da conferência de documentos, entrega e controle;
  • Organizar e administrar o arquivo de documentos de alunos e cursos;
  • Gerenciar, atualizar e manter regular o sistema informatizado de controle acadêmico;
  • Abertura, tramitação, acompanhamento e finalização de processos administrativos acadêmicos;
  • Controle e elaboração da documentação expedida pelas Coordenações dos Cursos;
  • Convocar e secretariar reuniões de Colegiado de Curso;
  • Redigir atas e extratos.

Horário de Atendimento

Segunda-feira a sexta-feira: 07:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
E-mail geral: mail academica.ja@ufpr.br

Telefone: (43) 3432-4552
Facebook:  http://www.facebook.com/academica.jandaia.ufpr

Servidores

Nome Contato Horário
Andriara Lyziane Tossani mail andriaratossani@ufpr.br 07:00 às 12:00 / 13:00 às 16:00
Daiane Tieme Kawahara Paiva mail daiane.kawahara@ufpr.br 07:00 às 12:00 / 13:00 às 16:00
Márcia Inês Schabarum Mikuska
mail marcia.mikuska@ufpr.br 08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
Mônica Batoqui França mail monicabatoqui@ufpr.br 08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
Simone Soares Naírne mail simone.nairne@ufpr.br Afastamento

 

Serviços da Secretaria Acadêmica dos Cursos

Formulário Quando solicitar Normas
Adiantamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Apresentar documentos comprobatórios ou fazer solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento. (Resolução nº 92/13 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/14 – PROGRAD).
Ajuste de Matrícula Conforme Calendário Acadêmico. Preencher requerimento na Secretaria.
Alteração de Cadastro A qualquer tempo Secretaria recebe a solicitação e envia ao NAA para correção.
Aproveitamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Ter reprovado por nota, mas com frequência igual ou superior a 75% (apresentar Histórico Escolar); Não haver solicitado o exame para a(s) disciplina(s) anteriormente e solicitar no máximo 2 exames por período (semestre). (Resolução nº 92/13 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/14 – PROGRAD).
Cancelamento de Matrículas em Disciplinas Conforme Calendário Acadêmico. Não tiver solicitado cancelamento de matrícula na(s) disciplina(s), ou apresentar autorização doColegiado; Apresentar comprovante de matrícula e autorização do Coordenador do Curso para cursar abaixo da carga horária semanal mínima. (Resolução nº 37/97 – CEPE, art. 60).
Cancelamento de Registro A qualquer tempo O aluno entrega a Carteira do Estudante e não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas. Secretaria recebe a solicitação e envia ao NAA.
Declaração de Matrícula A qualquer tempo Secretaria emite no ato da solicitação, desde que não haja sobrecarga de trabalho no momento.
Destrancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. É necessário que o aluno disponha de tempo hábil para integralização de seu currículo por ocasião do retorno. (Resolução nº 97-A/15 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/16 – PROGRAD).
Dispensa de Frequência Não há abono de faltas. O coordenador do curso, de comum acordo com o(s) professor(es) ministrante(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, poderão dispensar esporadicamente das aulas regulares o aluno participante das atividades dispostas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE. O aluno que participar das atividades descritas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE deve preencher requerimento e, encerrado o evento, de imediato apresentar documento comprobatório de sua participação no mesmo.
Equivalência de Disciplina Até 10 dias após o ingresso na UFPR. Apresentar Histórico Escolar ou Certificado originais e Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem com autenticação. (Resolução nº 92/13 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/14 – PROGRAD).
Exercícios Domiciliares No prazo de 5 dias úteis contados do início do impedimento. Apresentar atestado emitido por profissional da área de saúde que comprove enquadramento ao Decreto-Lei nº 1044/69 (portadores de afecções) ou à Lei nº 6202/75 (alunas em estado de gravidez). (Resolução nº 37/97 – CEPE, arts. 84 e 85).
Matrícula em Disciplina Eletiva Conforme Calendário Acadêmico. Haver vaga na turma; Não ser disciplina do seu curso; não lhe faltar pré-requisito ou co-requisito; Não exceder 8 horas diárias e/ou 40 semanais. (Resolução nº 37/97 – CEPE, arts. 55 a 59).
Matrícula em Disciplina Isolada Conforme Calendário Acadêmico. Não ser aluno da UFPR; Apresentar cópias do RG, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Superior; Matrícula em no máximo três disciplinas por período letivo. (Resolução nº 37/97 – CEPE, arts. 26 a 28)
Mudança de Habilitação Anterior ao período para o qual entrará em vigor o cadastramento Aos colegiados dos cursos que possuem mais de uma (01) habilitação, para cujo ingresso não haja discriminação de vagas no processo de seleção e admissão (concurso vestibular), será facultado aceitar para o conjunto dos alunos do curso, mudança de uma para outra habilitação.

A mudança de habilitação do aluno, requerida diretamente à coordenação do curso, uma vez deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada pela coordenação ao NAA, para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento. (Resolução nº 37/97 – CEPE, art. 36).

Permanência no Curso Deverá ser apresentado ao colegiado do curso até trinta (30) dias úteis antes do último dia letivo previsto no Calendário Escolar para o semestre em que se dará a conclusão da habilitação de origem pelo aluno O aluno que concluir curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação poderá permanecer na UFPR para obter outra habilitação no mesmo curso. (Resolução nº 37/97 – CEPE, art.120).
Registro Acadêmico Conforme editais de processo seletivo ou SISU. Conforme editais de processo seletivo ou SISU.
Requerimento Externo Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Requerimento Geral Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Segunda Chamada No prazo de 5 dias úteis, contados a partir da data da realização da avaliação. O direito é assegurado ao aluno que comprovar um dos impedimentos descritos no § 1º do art. 106 da Resolução nº 37/97-CEPE.
Termo de Opção Na implementação de novo Currículo de Curso. Formalização pelos alunos da escolha entre currículos do seu curso.
Trancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. O aluno não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas e deve possuir aprovação em pelo menos uma (1) disciplina do currículo do seu curso efetivamente cursada na UFPR. Caso contrário, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o
mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada.(Resolução nº 97-A/15 – CEPE e Instrução Normativa 01/16 – PROGRAD).
Validação de Atividades Formativas Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação: Na primeira quinzena dos meses de Maio e Outubro de cada ano letivo.

Engenharias Agrícola, de Alimentos e de Produção: Ao completar a carga horária definida no Currículo Pleno do Curso.

Acessar o site http://www.jandaiadosul.ufpr.br/saf/Usuarios/login e preencher o formulário conforme as instruções do Tutorial elaborado pelas coordenações (disponível mais abaixo), entregá-lo anexo aos comprovantes de realização das atividades. A comissão analisará se a carga horária das Atividades Formativas está em consonância com as diretrizes curriculares do curso.
Vista de Prova e Revisão de Questões Até 3 dias úteis após a divulgação das notas. A vista será concedida no prazo máximo de 3 dias úteis, podendo o aluno após a vista apresentar, no prazo de 3 dias úteis, requerimento de revisão das questões. (Resolução nº 37/97 – CEPE, art.105).

 

Manuais e Resoluções

Atividades Formativas Instruções para entrega de atividades formativas.
Portal do Aluno Guia de acesso ao Portal.
RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE Aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade.
RESOLUÇÃO Nº 30-17 – CEPE Calendário acadêmico dos cursos de graduação e de educação profissional e tecnológica da Universidade Federal do Paraná para o ano letivo de 2018.