↑ Voltar para Unidades

SEC – Secretaria Acadêmica dos Cursos

A Secretaria Acadêmica dos Cursos, obedecendo ao calendário acadêmico e às diretrizes estabelecidas pelo NAA – Núcleo de Assuntos Acadêmicos da UFPR, é a unidade responsável pela execução de atividades associadas ao registro e controle acadêmico, bem como por prestar assessoria às Coordenações dos Cursos.

Principais Atribuições:

  • Atendimento ao público externo (comunidade) e interno (alunos e professores), referente a orientações acadêmicas;
  • Registro Acadêmico;
  • Providenciar a entrega e controle de carteira do estudante;
  • Correção e alteração de matrícula;
  • Emissão de documentos acadêmicos;
  • Receber, coordenar e providenciar os requerimentos de discentes;
  • Auxiliar o processo de diplomação, através da conferência de documentos, entrega e controle;
  • Organizar e administrar o arquivo de documentos de alunos e cursos;
  • Gerenciar, atualizar e manter regular o sistema informatizado de controle acadêmico;
  • Abertura, tramitação, acompanhamento e finalização de processos administrativos acadêmicos;
  • Controle e elaboração da documentação expedida pelas Coordenações dos Cursos;
  • Convocar e secretariar reuniões de Colegiado de Curso;
  • Redigir atas e extratos.

Horário de Atendimento

Segunda-feira a sexta-feira: 07:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
E-mail geral: mail academica.ja@ufpr.br

Telefone: (43) 3432-4552
Facebook:  http://www.facebook.com/academica.jandaia.ufpr

Servidores

Nome Contato Horário
Andriara Lyziane Tossani mail andriaratossani@ufpr.br 07:00 às 12:00 / 13:00 às 16:00
Daiane Tieme Kawahara Paiva mail daiane.kawahara@ufpr.br 07:00 às 12:00 / 13:00 às 16:00
Márcia Inês Schabarum Mikuska
mail marcia.mikuska@ufpr.br 08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
Mônica Batoqui França mail monicabatoqui@ufpr.br 08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
Simone Soares Naírne mail simone.nairne@ufpr.br Afastamento

 

Serviços da Secretaria Acadêmica dos Cursos

Formulário Quando solicitar Normas
Adiantamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Apresentar documentos comprobatórios ou fazer solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento.
Ajuste de Matrícula Conforme Calendário Acadêmico. Preencher requerimento na Secretaria.
Alteração de Cadastro A qualquer tempo Secretaria recebe a solicitação e envia ao NAA para correção.
Aproveitamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Ter reprovado por nota, mas com frequência igual ou superior a 75% (apresentar Histórico Escolar); Não haver solicitado o exame para a(s) disciplina(s) anteriormente e solicitar no máximo 2 exames por período (semestre).
Cancelamento de Matrículas em Disciplinas Conforme Calendário Acadêmico. Não tiver solicitado cancelamento de matrícula na(s) disciplina(s), ou apresentar autorização doColegiado; Apresentar comprovante de matrícula e autorização do Coordenador do Curso para cursar abaixo da carga horária semanal mínima.
Cancelamento de Registro A qualquer tempo O aluno entrega a Carteira do Estudante e não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas. Secretaria recebe a solicitação e envia ao NAA.
Declaração de Matrícula A qualquer tempo Secretaria emite no ato da solicitação, desde que não haja sobrecarga de trabalho no momento.
Destrancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico.  É necessário que o aluno disponha de tempo hábil para integralização de seu currículo por ocasião do retorno.
Dispensa de Frequência Não há abono de faltas. O coordenador do curso, de comum acordo com o(s) professor(es) ministrante(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, poderão dispensar esporadicamente das aulas regulares o aluno participante das atividades dispostas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE. O aluno que participar das atividades descritas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE deve preencher requerimento e, encerrado o evento, de imediato apresentar documento comprobatório de sua participação no mesmo.
Equivalência de Disciplina Até 10 dias após o ingresso na UFPR. Apresentar Histórico Escolar ou Certificado originais e Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem com autenticação.
Exercícios Domiciliares No prazo de 5 dias úteis contados do início do impedimento. Apresentar atestado emitido por profissional da área de saúde que comprove enquadramento ao Decreto-Lei nº 1044/69 (portadores de afecções) ou à Lei nº 6202/75 (alunas em estado de gravidez).
Matrícula em Disciplina Eletiva Conforme Calendário Acadêmico. Haver vaga na turma; Não ser disciplina do seu curso; não lhe faltar pré-requisito ou co-requisito; Não exceder 8 horas diárias e/ou 40 semanais.
Matrícula em Disciplina Isolada Conforme Calendário Acadêmico. Não ser aluno da UFPR;Apresentar cópias do RG, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Superior.
Mudança de Habilitação Anterior ao período para o qual entrará em vigor o cadastramento Aos colegiados dos cursos que possuem mais de uma (01) habilitação, para cujo ingresso não haja discriminação de vagas no processo de seleção e admissão (concurso vestibular), será facultado aceitar para o conjunto dos alunos do curso, mudança de uma para outra habilitação.

A mudança de habilitação do aluno, requerida diretamente à coordenação do curso, uma vez deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada pela coordenação ao NAA, para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento.

Registro Acadêmico Conforme editais de processo seletivo ou SISU. Conforme editais de processo seletivo ou SISU.
Requerimento Externo Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Requerimento Geral Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Segunda Chamada Até 5 dias úteis a partir da data da realização da avaliação. O direito é assegurado ao aluno que comprovar um dos impedimentos descritos no § 1º do art. 106 da Resolução nº 37/97-CEPE.
Termo de Opção Na implementação de novo Currículo de Curso. Formalização pelos alunos da escolha entre currículos do seu curso.
Trancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. O aluno não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas e deve possuir aprovação em pelo menos uma (1) disciplina do currículo do seu curso efetivamente cursada na UFPR. Caso contrário, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o
mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada.
Validação de Atividades Formativas Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação: Na primeira quinzena dos meses de Maio e Outubro de cada ano letivo.

Engenharias Agrícola, de Alimentos e de Produção: Ao completar a carga horária definida no Currículo Pleno do Curso.

Acessar o site http://www.jandaiadosul.ufpr.br/saf/Usuarios/login e preencher o formulário conforme as instruções do Tutorial elaborado pelas coordenações (disponível mais abaixo), entregá-lo anexo aos comprovantes de realização das atividades. A comissão analisará se a carga horária das Atividades Formativas está em consonância com as diretrizes curriculares do curso.
Vista de Prova e Revisão de Questões Até 3 dias úteis após a divulgação das notas. A vista será concedida no prazo máximo de 3 dias úteis, podendo o aluno após a vista apresentar, no prazo de 3 dias úteis, requerimento de revisão das questões.

 

Manuais e Resoluções

Atividades Formativas Instruções para entrega de atividades formativas.
2ª Via Carteira do Estudante Emissão de segunda via da Carteira do Estudante.
Portal do Aluno Guia de acesso ao Portal.
RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE Aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade.
RESOLUÇÃO Nº 62-16-CEPE Calendário acadêmico dos cursos de graduação e de educação profissional e tecnológica da Universidade Federal do Paraná para o ano letivo de 2017.